domingo, 16 de agosto de 2015

Mulheres do Coxo de Dentro são apresentadas ao projeto de Certificação Participativa



Na tarde de quinta feira, a equipe da Associação Afro Brasileira Quilombo Erê – ATABAQUE, visitou o povoado do Coxo de Dentro para apresentar o projeto, que conta com o apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), criado para apoiar projetos de organizações não-governamentais  de base comunitária que desenvolvem ações que geram impactos ambientais globais positivos, combinados com o uso sustentável da biodiversidade.


O projeto visa fortalecer as feiras agroecológicas que se organizam em forma de uma rede solidária no território do Piemonte da Diamantina (REFAS Piemonte), com uma abrangência de 10 municípios. Em Jacobina, a feira acontece ao lado do Mercado Velho, nas quartas e sextas-feiras, e também no distrito de Cachoeira Grande. O principal objetivo do projeto é a qualificação dos produtos orgânicos com o Selo de Certificação Participativa que irá garantir ao consumidor um produto de qualidade, saudável e de procedência confiável, reconhecido pelo Ministério da Agricultura (MAPA). O produto certificado pode ser comercializado através da venda direta, criando um relacionamento próximo entre consumidores e produtores. Na primeira etapa do projeto, ao todo serão beneficiadas 30 famílias, nos municípios de Caém, Saúde e Jacobina.

O projeto conta com uma equipe de profissionais que irão desenvolver atividades de capacitação dos produtores em vista o registro do sistema de certificação participativa junto com o MAPA. Também estão previstos a criação de rótulos com uma identidade visual que destaca a sociobiodiversidade local e a promoção de intercâmbios entre consumidores e produtores.

Estiveram presente, o presidente da ATABAQUE, Délson Araújo, o coordenador geral Jean César (Júnior do Quilombo), Sandra Almeida, produtora agroecológica e coordenadora executiva, Maria Gilvaneide (Neide), coordenadora da REFAS, membro da diretoria da ASCOOB Credimonte e coordenadora financeira do projeto, Markus Breuss e Daniela Souza, assessores em agroecologia e certificação participativa, João Paulo Barbosa, assessor de comunicação e as produtoras e feirantes Maria Almeida, Jamile Santos, Lindalva Silva, Ieda Amaral e Lene Almeida.